sexta-feira, 22 de abril de 2011

HOMENS X MULHERES


Homens e mulheres são extremamente diferentes.
Muitas das brigas nos casamentos, acontecem porque marido e mulher, não sabem que são diferentes.

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”(Gn 2.18).

A palavra auxiliadora no hebraico significa “alguém que ajuda”, mas também significa “alguém que é oposto”. Portanto, Deus fez para o homem alguém diferente dele. A verdade é que o oposto traz contradições, e ninguém gosta de ser contrariado. Então, nesse caso, quem se opõe, torna-se inimigo. É por isso que muitas vezes as brigas acontecem.

A Bíblia inteligentemente, trouxe dicas para lidarmos com isso:

“Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.” (Ef 5.33 – ARA).

O marido tem a necessidade de ser respeitado e a esposa de ser amada. Entende a diferença? Deus fez homens e mulheres com necessidades diferentes.

A grande queixa das mulheres, é que elas não se sentem amadas e a dos homens, é que eles não se sentem respeitados.

Quando o homem não ama a esposa, ela reage com desrespeito. Quando a esposa desrespeita o marido, ele reage com falta de amor. Comportamento gera comportamento!

Como os maridos e as esposas não entendem que pensam e agem de diferentes maneiras, se desrespeitam e não se amam.

Observemos como eles são diferentes:

• Homens tem senso de competição – eles vivem apostando corrida e querendo descobrir quem é o melhor! Mulheres tem senso de cooperação – elas são sempre atenciosas. É o instinto materno.
• Homens programam as coisas e não comunicam – eles acham que por estarem no controle de tudo, não precisam comunicar – é instintivo. Mulheres comunicam antes de se programarem – Elas falam: “Meu bem, estava pensando em fazer...” – elas querem compartilhar tudo.
• Homens não gostam de serem mandados, por isso normalmente se irritam quando a esposa manda nele – ele foi projetado para ser o chefe da casa. Mulheres querem sempre saber a opinião do marido.
• Homens não gostam que dêem palpite quando dirigem – todo homem acha que dirige melhor que o Ayrton Senna. Da mesma forma que mulheres não gostam que dêem palpites na sua cozinha. – Nesse item, homens e mulheres fogem a regra.
• Em alguns momentos, homens não gostam de ser interrompidos – eles acham que merecem esse momento de relaxamento por que trabalharam muito durante o dia, ou a semana. Ficam algumas horas assistindo nada na TV, apertando o controle. Eles se sentem como um leão quando alguém invade o seu espaço. Mulheres adoram que o homem dê palpite no que estão fazendo – sentem-se amadas. Pensam: “Puxa! Meu marido está se importando comigo!”.
• Homens não enxergam um palmo a frente – outro dia, a pedido de minha esposa, fui pegar uma caixa de bombom que estava na prateleira da cozinha. Tentei várias vezes achar a caixa de bombom que estava na minha frente, mas não achei. Eu imaginava a caixa de bombom da Nestlé, azul, mas a caixa que eu tinha que pegar era amarela, da Garoto, pois era da marca que minha esposa gostava, e não a que eu gostava. Mulheres conseguem ver tudo ao seu redor! É incrível!
• Homens trazem tudo errado do supermercado – toda mulher já reparou que, salvo algumas exceções, seu marido sempre trás algo ou tudo errado, daquilo que ela pediu na lista. Eles querem ser praticos e acabar logo com a compra. Mulheres lêem todos os prazos de validade nas embalagens, as receitas e até as características de um produto novo.
• Homens não abrem seu coração – dessa forma acham que mostrarão que são fracos. O problema é que as mulheres precisam de afeto e cumplicidade emocional. É a forma delas se sentirem amadas, e para elas, abrir o coração é a melhor maneira de cumplicidade.
• Homens são propensos a tomarem decisões sozinhos – faz parte de seu instinto de cabeça do lar. Infelizmente esquecem que Deus fez uma ajudadora, com opiniões diferentes para debater e tomar a melhor decisão em conjunto, como uma só carne.
• Homens gostam de contrariar – mostram que estão no controle. Mulheres gostam de colaborar, são muito mais inteligentes!

É preciso entender que homem e mulher agem e tem comportamentos diferentes. Compreender a diferença, nós leva a entender nosso cônjuge e a lidar com as situações corriqueiras do dia-a-dia. Nós leva a ter mais paciência e a desenvolver métodos para lidar com isso.

Não brigue com seu amor, mas respeite as diferenças e saiba lidar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.