sexta-feira, 22 de abril de 2011

HOMENS X MULHERES


Homens e mulheres são extremamente diferentes.
Muitas das brigas nos casamentos, acontecem porque marido e mulher, não sabem que são diferentes.

“Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”(Gn 2.18).

A palavra auxiliadora no hebraico significa “alguém que ajuda”, mas também significa “alguém que é oposto”. Portanto, Deus fez para o homem alguém diferente dele. A verdade é que o oposto traz contradições, e ninguém gosta de ser contrariado. Então, nesse caso, quem se opõe, torna-se inimigo. É por isso que muitas vezes as brigas acontecem.

A Bíblia inteligentemente, trouxe dicas para lidarmos com isso:

“Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.” (Ef 5.33 – ARA).

O marido tem a necessidade de ser respeitado e a esposa de ser amada. Entende a diferença? Deus fez homens e mulheres com necessidades diferentes.

A grande queixa das mulheres, é que elas não se sentem amadas e a dos homens, é que eles não se sentem respeitados.

Quando o homem não ama a esposa, ela reage com desrespeito. Quando a esposa desrespeita o marido, ele reage com falta de amor. Comportamento gera comportamento!

Como os maridos e as esposas não entendem que pensam e agem de diferentes maneiras, se desrespeitam e não se amam.

Observemos como eles são diferentes:

• Homens tem senso de competição – eles vivem apostando corrida e querendo descobrir quem é o melhor! Mulheres tem senso de cooperação – elas são sempre atenciosas. É o instinto materno.
• Homens programam as coisas e não comunicam – eles acham que por estarem no controle de tudo, não precisam comunicar – é instintivo. Mulheres comunicam antes de se programarem – Elas falam: “Meu bem, estava pensando em fazer...” – elas querem compartilhar tudo.
• Homens não gostam de serem mandados, por isso normalmente se irritam quando a esposa manda nele – ele foi projetado para ser o chefe da casa. Mulheres querem sempre saber a opinião do marido.
• Homens não gostam que dêem palpite quando dirigem – todo homem acha que dirige melhor que o Ayrton Senna. Da mesma forma que mulheres não gostam que dêem palpites na sua cozinha. – Nesse item, homens e mulheres fogem a regra.
• Em alguns momentos, homens não gostam de ser interrompidos – eles acham que merecem esse momento de relaxamento por que trabalharam muito durante o dia, ou a semana. Ficam algumas horas assistindo nada na TV, apertando o controle. Eles se sentem como um leão quando alguém invade o seu espaço. Mulheres adoram que o homem dê palpite no que estão fazendo – sentem-se amadas. Pensam: “Puxa! Meu marido está se importando comigo!”.
• Homens não enxergam um palmo a frente – outro dia, a pedido de minha esposa, fui pegar uma caixa de bombom que estava na prateleira da cozinha. Tentei várias vezes achar a caixa de bombom que estava na minha frente, mas não achei. Eu imaginava a caixa de bombom da Nestlé, azul, mas a caixa que eu tinha que pegar era amarela, da Garoto, pois era da marca que minha esposa gostava, e não a que eu gostava. Mulheres conseguem ver tudo ao seu redor! É incrível!
• Homens trazem tudo errado do supermercado – toda mulher já reparou que, salvo algumas exceções, seu marido sempre trás algo ou tudo errado, daquilo que ela pediu na lista. Eles querem ser praticos e acabar logo com a compra. Mulheres lêem todos os prazos de validade nas embalagens, as receitas e até as características de um produto novo.
• Homens não abrem seu coração – dessa forma acham que mostrarão que são fracos. O problema é que as mulheres precisam de afeto e cumplicidade emocional. É a forma delas se sentirem amadas, e para elas, abrir o coração é a melhor maneira de cumplicidade.
• Homens são propensos a tomarem decisões sozinhos – faz parte de seu instinto de cabeça do lar. Infelizmente esquecem que Deus fez uma ajudadora, com opiniões diferentes para debater e tomar a melhor decisão em conjunto, como uma só carne.
• Homens gostam de contrariar – mostram que estão no controle. Mulheres gostam de colaborar, são muito mais inteligentes!

É preciso entender que homem e mulher agem e tem comportamentos diferentes. Compreender a diferença, nós leva a entender nosso cônjuge e a lidar com as situações corriqueiras do dia-a-dia. Nós leva a ter mais paciência e a desenvolver métodos para lidar com isso.

Não brigue com seu amor, mas respeite as diferenças e saiba lidar com isso.

QUANDO UM HOMEM AMA A SUA MULHER


O que é o matrimônio senão a união de duas pessoas diferentes, não apenas porque vieram de famílias e ambientes distintos, mas porque biologicamente e afetivamente têm diferenças fundamentais que se complementam.
Esta complementaridade é a base de um empreendimento magnânimo. A época do namoro é apaixonante e inesquecível, mas amor verdadeiro é aquele que se constrói e que se transforma em base sólida para uma família.

Percebe-se com o passar dos anos uma queixa constante das mulheres em relação a seus maridos. Eles não lhes dão a devida atenção. Alguns maridos têm a tendência machista de ver as responsabilidades e aspirações de sua esposa em segundo plano. Elas existem tão somente para servir à família, e não a respeitam plenamente como co-responsáveis pela mesma. Outros admiram, valorizam e respeitam carinhosamente a esposa e mãe de seus filhos, mas estão tão preocupados com seus próprios afazeres, que não apenas se desleixam pelos assuntos familiares, como também descuidam das necessidades de sua esposa.

O corpo do homem é diferente do da mulher. O que é visível é óbvio. Mas existe uma diferença fundamental na formação do cérebro da mulher, em relação ao do homem, que faz com que ambos processem as informações de forma distinta. Enquanto o homem tende a fracionar para ter uma visão global, a mulher tem a tendência de multi-processar para ter a mesma visão global... complementar. Nos extremos, o homem tem uma visão racional do que consegue explicar... o que lhe facilita a vida... e a mulher um sexto sentido... que lhe remói o estômago.

O homem sábio é aquele que ouve a sua mulher antes de assumir posição frente a um assunto que atinja o âmbito familiar. O casal se une numa só pessoa. Duas cabeças que se complementam tão perfeitamente, juntas, só podem pensar melhor. As decisões fundamentais da família, sejam do cotidiano ou não, são melhores tomadas a dois.
Outra diferença fundamental está nas necessidades afetivas de cada um. A mulher por sua natureza é um poço de afetividade, e ninguém desempenha melhor papel de mãe senão ela. O marido sábio é aquele que se desdobra para suprir este poço de carinho e afeição. Como tem que regar o jardim da família com abundância, as esposas demandam atenção com voracidade, em uma proporção maior que os maridos. Estes, por sua natureza tosca, têm a tendência suicida de descuidar este aspecto.

O homem sábio é aquele que se auto-educa, vence sua natureza e se supera. Sabe ser atencioso com sua esposa, estar pendente das pequenas coisas que a fazem se sentir querida.

O homem sábio é aquele que valoriza sua esposa frente aos filhos. Ensina-os a amar e respeitar a mãe deles como o faz como esposo. Continuamente a elogia e chama atenção de suas qualidades. O homem que ama a sua mulher, a coloca no pedestal, a faz rainha do lar.

E se duas cabeças, juntas, pensam melhor... são mais eficazes quando o fazem com a cabeça fria e fora da presença dos filhos, a portas fechadas. São infrutíferas as pequenas ou grandes discussões na presença dos filhos. Ambos se desprestigiam, pois fica evidente que não estão alinhados. Cria ruptura no ambiente e enfraquece a autoridade de ambos. O homem ama a sua mulher quando prestigia e valoriza a sua mulher frente a si e frente aos filhos.

Para que qualquer grande ideal seja atingido, uma grande dose de força de vontade tem que ser aplicada. O marido e a mulher, ambos, não se casam para ser servidos, mas para servir. As necessidades mais importantes não são as próprias, mas as do outro. Por sua natureza afetiva, a mãe se desdobra para atender aos filhos... pois que se lembre que o marido, com toda a sua autoridade, é o seu caçula !! Por sua natureza tosca... o homem tem que colocar uma boa dose de força de vontade para ser afetivo com sua esposa... tem que se esforçar para deixar bem evidente de que é atencioso.

O homem ama a sua mulher quando se esforça... para amar a sua mulher!!

Esse artigo foi escrito por André Pessoa,mestrado em Orientação Familiar por Navarra, para o Portal da Família.